10 DICAS SURPREENDENTES SOBRE COMO ECONOMIZAR GASOLINA

Preste atenção no que vou lhe falar!

Carro não é investimento!!!

É isso mesmo que você leu: Carro não é investimento!!

Se você leu até aqui então acredito que você queira saber o porque.

Entendo que você pode ter pensado o contrário e ter juntado grana o suficiente para ter o seu próprio meio de locomoção. Você foi criado em um ambiente onde ter carro é sinal de status.

Infelizmente não é bem assim!!

Definitivamente o carro é um sinal de liberdade. Não é atoa que é um dos itens de consumo mais desejados.

Entretanto, seu carro custa carro. E não estou falando do preço de aquisição. Seja um novo ou usado, você terá muitos custos com que se preocupar.

Você achou que qualquer um pode ter um carro?

Qualquer um quer ser milionário, porém ninguém quer se preocupar com o outro lado da moeda (sacrifícios, renúncias e dificuldades). Em outras palavras:  nem todos podem arcar com suas escolhas!!

Quem dera que o único custo de um veículo fosse o de compra. Ele é um bem que, apesar de ter as suas vantagens, pode trazer muitas dores de cabeça para você que está desatento. Como economizar gasolina é uma das preocupações.

Se você ainda está lendo e não fechou a janela do seu navegador, então devo ter prendido a sua atenção.

Neste blog post você saberá sobre alguns desses elementos que você deve ficar atento para não precisar vender o seu carro porque achou caro demais para você mantê-lo.

Continue lendo e fique comigo até o final.

1) CALIBRAGEM E ALINHAMENTO DOS PNEUS

Achou que só corredores de Fórmula 1 se preocupam com eles?

Sim, aqueles que você assiste na Rede Globo todo domingo. GP de “ninguém lembra mais pois todo ano muda de lugar”

Eu sei, eu sei: Galvão Bueno é chato pacas e você torce para que ele um dia deixe de narrar os eventos esportivos.

Mas enquanto isso não acontece (vamos torcer pois a esperança é a última que morre), você deveria saber que os pneus são importantes para a melhor condução do seu carro.

E para falar a verdade; eles são caros por aqui.

Se você não mantém seus pneus corretamente calibrados você terá um aumento de consumo considerável. Faça essa calibragem a cada 15 dias, sempre utilizando as orientações da montadora para pressão nos pneus traseiros e dianteiros.

Sim, você vai ter que ler o manual. É aquele livrinho que você deixa guardado no porta-luvas e que você só vai ler quanto houver alguma emergência no seu carro. Lembrou?

Achou que nunca fosse usá-lo, não é?

Entenda que a incorreta calibragem dos pneus pode ser responsável por até 20% do consumo. Além disso, manter as rodas alinhadas melhora o equilíbrio do carro, o que diminui a resistência do ar, economizando combustível.

Não é só o seu equilíbrio que importa mas também o do seu carro.

Então dê uma de Barrichello e vá até a oficina para dar uma olhada……..VRUUUMMMMMMMM!!!!!!

2) PESO DO VEÍCULO

Antes de você sair correndo atrás de uma balança para colocar seu carro em cima, deixo claro que você não vai achar em lugar nenhum.

Não é aquela balancinha de 30 reais que você compra na Casa & Video que você usa para se pesar todo dia (embora você não deva) não, viu?

Quanto mais pesado o veículo, mais ele precisa ser acelerado para se movimentar. Então verifique o peso máximo indicado para os amortecedores.

E onde você vai ver isso? Escolha a melhor alternativa, abaixo:

a) Na academia

b) Em um Programa de Peso da Record

c) Na oficina ou concessionária

Acertou se você pensou na letra C. Você vai ganhar um prêmio, só que não!

Excesso de peso pode acarretar em consumo excessivo. Sempre dê uma olhada no porta-malas para evitar guardar coisas inúteis.

Só não vai tirar o macaco e o triângulo, OK?

3) TROCA DE MARCHA

Você deve ter achado que não servia para muita coisa além de fazer seu carro sair do lugar…..

Lembro como era difícil tirar o carro da inércia logo na primeira marcha. Você ia tirando o pé da embreagem devagarinho até você sentir um tranco, fazendo ele se mover……até que ele morre. Aí começa tudo de novo.

Com certeza já deve ter acontecido com você. Deixe nos comentários a sua experiência ao fazer o carro sair do lugar pela primeira vez.

A troca de marcha é muito importante para se economizar combustível. Cada marcha tem uma velocidade correta para ser trocada, um carro a 40km/h não pode estar em 5ª marcha, ou a 100km/h em 2ª marcha.

Para facilitar deixo uma dica que pode ajudar você:

  1. Quando chegar a 20 Km/h, coloque a segunda marcha
  2. Quando chegar a 30 Km/h, coloque a terceira marcha
  3. Quando chegar a 40 Km/h, coloque a quarta marcha
  4. Quando chegar a 50Km/h, coloque a quinta marcha
  5. Ao desacelerar repita os passos acima

Use o câmbio suavemente e evite esticar as marchas para gastar menos gasolina. Em descidas, era costume pôr o carro em ponto morto porém, hoje não é mais necessário. O carro deve estar sempre engatado, já que a injeção eletrônica percebe quando não precisa de aceleração e corta o combustível, economizando mais.

4) ACELERAÇÃO

Abandone seu lado corredor desde já!

Carros com injeção eletrônica não precisam ser aquecidos antes de rodar. Então não precisa ligar ele ao sair. Além disso, sempre evite acelerações bruscas e desnecessárias que afetam a média de combustível.

Pare de tentar intimidar os outros acelerando fundo. Veja, que você gasta combustível desnecessariamente, indo mais vezes ao posto de gasolina.

Respeite os limites de velocidade, já que um carro a 100km/h gasta 20% mais do que quando está a 80km/h. Entendo que o seu desejo ao comprar um carro é ver até aonde vai seu carro no que diz respeito a velocidade.

Entretanto, você deve valorizar a vida alheia e ser prudente quando for necessário.

A vida real não é como no filme Velozes e Furiosos: as mulheres não vão se impressionar com seu carro, você não anda de Porsche, ainda gasta dinheiro atoa e você não tem turbo no seu carro. Além de você não ser famoso e não ter milhões no banco como os atores.

Deixe nos comentários se você já se deparou com essas figuras.

5) GASOLINA ADITIVADA

Você não gosta desse governo corrupto que só aumenta o combustível enquanto que no resto do mundo está ficando cada vez mais barato. Frustrante para não dizer outra coisa.

Nem tudo se resolve no posto Ipiranga, infelizmente!

Não importa aonde vá, são todos farinhas do mesmo saco, onde a qualidade não é muito boa e você não tem opções melhores. A não ser que abdique do seu carro para andar de bicicleta. Embora acarrete em uma melhora na sua qualidade de vida por se exercitar mais e se estressar menos, talvez não seja uma boa se você mora longe do trabalho.

Isso sem contar ter que buscar seu parceiro. Se você se acostumou a buscar seu parceiro agora vai ter que se virar para buscá-lo sem seu meio principal. Você terá alguns inconvenientes conjugais.

Se tiver que escolher entre a gasolina principal e a aditivada, escolha a segunda. A gasolina aditivada mantém o motor limpo e preservado, então a médio e longo prazo isso pode acarretar em uma melhora de desempenho e menos gasto de combustível.

E nada de gasolina batizada. Quando for abastecer sempre verifique se o posto possui selo da ANP e prefira grandes redes que dão maior segurança para seu veículo.

Dessa vez confie no frentista, independente se ele te chama de doutor. Algumas vezes ele pode estar certo apesar de cobrar alguns centavos a mais pela aditivada.

6) VELAS

Não são às de aniversário não, viu?

São aquelas que você não dá a mínima até você fazer uma revisão e alguém te falar que precisa trocá-las. É nessas horas que você pergunta:

“Velas? Que velas?”

As velas são responsáveis por gerar energia para iniciar a combustão da gasolina, então se essas velas não são trocadas com exatidão a queima fica irregular, gerando mais gasto de combustível.

Não vai querer que seu carro pife bem na hora do seu encontro amoroso….Ter que chamar o reboque não é bem o que eu chamo de final feliz.

É nesses momentos que você aprende a dar importância ao seguro. Embora pouco utilizado e nem sempre barato, ele te salvará de alguns obstáculos, principalmente se você mora longe do seu destino.

E se levarmos em conta que as peças de carro são absurdamente caras, então tenha cautela.

7) VIDROS ABERTOS

Viu como os limpadores de vidro que encontramos nos sinais se importam com a qualidade do seu carro?

E para as mais vaidosas, não pense só no retrovisor para retocar a maquiagem. Dê uma chance aos outros vidros do seu carro. Eles também têm sentimentos 😉

Faça um bom uso deles quando abertos ou fechados.

Já andou em estradas durante um clima de muito vento e você teve que fechar os vidros, pois estavam arruinando aquela progressiva feita no cabeleireiro? Não vai querer desperdiçar o seu suado dinheiro só para ter que voltar lá para consertar o estrago. Não é só você que quer ficar bonita a todo custo.

Ao fechar os vidros, você consegue uma estabilidade melhor além de economizar gasolina. Quando os vidros do carro estão abertos, sua aerodinâmica fica diferente do que foi projetado, interferido no consumo de combustível, principalmente quando está a mais de 80km/h.

Sabe aquela aulas chatas na época da faculdade que você matava para ficar de conversa no pátio da faculdade?

Acho que você devia ter ficado para aprender aerodinâmica. O mundo dá voltas!

Deixe nos comentários sobre as suas matanças de aulas.

8) EVITE MUITOS ACESSÓRIOS

Os mais vaidosos ficarão tristes pois o mais importante é a quantidade de parafernálias que são colocadas no veículo.

Você quer deixar ele com um toque mais pessoal para ser diferente de todos.

Meu achismo diz aqueles que mais consomem acessórios, têm alta chance de trocar de veículo. Não por terem mais dinheiro mas por quererem chamar mais atenção com algo novo e revolucionário.

Agora, quando quiser instalar acessórios, como rodas e aerofólios, consulte antes um especialista. Esse tipo de apetrecho altera a aerodinâmica original do carro, aumentar a resistência do ar e o consumo de gasolina. Não coloque utensílios que enfeiurem seu carro.

Está vendo como eu me importo?

9) COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

A vida como conhece está cada vez mais estressante. A quantidade de carros não pára de aumentar.

Lembro da minha época de faculdade. Em meados de 2005 era muito fácil chegar até ela. Levava mais ou menos 25 minutos em um percurso de 15 km (tive que olhar o Google Maps nessa). Isso porque meu curso era de Engenharia e o período era integral, ou seja, acordava-se cedo e voltava-se tarde para casa.

Ao me formar em 2009 o cenário era outro.

Já teve a sensação de que sair de casa uns 5 minutos depois do habitual para descobrir que você vai levar mais de meia hora do  para chegar no destino?

Estamos em 2015 com uma realidade bem pior. O que quero dizer com isso?

Estresses são constantes e quase inevitáveis. É nessas horas que você desperta para o Lado Negro da Força: você se torna mau-educado e adota posturas que colocam em risco tanto você quanto ao pedestre.

Até o mais calmo e tranquilo se sente influenciado pelos malefícios do engarrafamento.

Portanto, não ziguezagueie entre os carros, desacelere antes dos faróis quando estão fechados para uma retomada mais suave e não acelere antes de desligá-lo.

É nessas horas que a direção defensiva faz a diferença. Não lembra mais o que é isso?

Xiiiiiiiii……….

10) FILTROS E AR-CONDICIONADO

Apesar dos filtros de café Melitta serem práticos, não são sobre esses que estou falando.

Eu quero que você faça o seguinte: vá no seu quarto (ou em qualquer outro cômodo) e retire o filtro do seu ar-condicionado.

Foi lá? Não se preocupe, pois eu espero.

Retirou? Como está ele?

Preto e sujo, eu imagino!

Não está? Parabéns!

O seu está sujo? Agora imagina isso no seu carro.

Em algum momento ele estará sujo pelo tempo de uso ou pelo seu descuido. Com certeza é mais fácil ver o do seu quarto do que no carro, porém é de suma importância checá-lo.

Troque os filtros sempre na data certa. Entupimentos deixam a mistura de ar e combustível na câmara de combustão, fazendo com que o veículo gaste menos. Um ar-condicionado bem conservado é sinal de bons cuidados e menos dinheiro gasto.

CONCLUSÃO

Nesse blog post vimos como você pode economizar gasolina, como:

  1. Pneus
  2. Peso
  3. Marcha
  4. Aceleração
  5. Gasolina Aditivada
  6. Velas
  7. Vidros
  8. Acessórios
  9. Comportamentos
  10. Filtros

Gostou? Se servir para você, espalhe a mensagem para seus amigos que possam tirar proveito essa informação. Aproveite e curta o blog no Facebook clicando no link logo abaixo.

Um grande abraço a você e boas finanças pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *